sábado, 4 de janeiro de 2014

São João Del Rei




 Como a maioria das cidades mineiras, São João Del Rei fica no vale da busca do ouro e/ou metais preciosos.

Breve história –
A primeira história decorre em afirmar que o nome da cidade foi em homenagem ao pai do fundador Tomé Portes Del Rei, fundada sobre a região do Rio das Mortes, filho do reinol João Portes de El-Rei, na qual a cidade leva o nome (fonte: Genealogia Paulistana, autor Lemos Silva, volume III, pág 277).
A segunda relata que, em 1709 a cobiça pelo ouro põe de frente os portugueses e paulistas, gerando um conflito chamado de Guerra dos Emboabas, decorrendo a triste tocaia chamada de “Capão da Traição”, onde os paulistas foram chacinados pelos portugueses. Após esta vitória os portugueses, para homenagear o Rei Dom João V, nomeia a vila que logo se torna sede da região com o nome de São João Del Rei. O ouro, a agricultura e a pecuária são fortes fatores para o desenvolvimento e o progresso desta localidade, passando de vila para o status de cidade aos 6 de março de 1838.


Curiosidades – São João Del Rei foi por muito tempo referência nacional no campo da filosofia e chamada de terra da música.  Contém sete igrejas: Catedral-Basílica do Pilar (basílica porque tem administração direta de Roma – 1721), Nossa Senhora do Rosário (1720), Nossa Senhora da Mercês e Nosso Senhor do Bonfim (1769), Nossa Senhora do Carmo (1733), São Francisco de Assis (1774), Nosso Senhor dos montes, Santo Antônio e Nossa Senhora da Piedade do bom Despacho (século XX).
 IGREJA NOSSA SENHORA DAS MERCÊS

 
Esta cidade ainda é conhecida como a cidade que tem os dobres e toques dos sinos, uma peculiaridade, sabe-se quando é dia de solenidade, das missas, se haverá procissão, das celebrações fúnebres, etc.

Cultura – A cidade também é conhecida pela culinária. Possuí não apenas a tradicional comida mineira, mas também podemos encontrar, por exemplo, o Restaurante YUSSEF, que serve comida árabe, o Restaurante Cantina do Ítalo, que serve comida Italiana.

Arquitetura – Na cidade podemos encontrar várias construções da época da colônia e dos impérios, como por exemplo o prédio da Prefeitura Municipal e a ponte do século XIX, que leva o próprio nome da cidade, a Catedral-Basílica do Pilar, o Teatro Municipal, as locomotivas Baldwin (vulgos trens Maria fumaça), que ainda é uma atração turística, que se locomove entre Tiradentes e São João Del Rei. Cidade onde nasceu Tancredo Neves (grande político brasileiro).

 

 

 

               Livro “Contam que...”, autor Lincoln de Souza
              
http://www.saojoaodelreisite.com.br/index.html
          
Fotos: http://www.mundi.com.br/Fotos-Sao-Joao-Del-Rei-2715383.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário