As principais cidades mineiras, como Ouro Preto,Diamantina, Tiradentes e outras, foram construídas na época do ouro e com isso pessoas dos quatro cantos do Brasil trouxeram suas contribuições:
Os gaúchos principalmente a carne seca e o Rio de janeiro com o principal Porto, as especiarias os escravos e sua cultura. A culinária mineira também tem a participação dos nordestino que vinham em busca de trabalho, dos portugueses e claro dos indígenas que já utilizavam frutas em sua dieta como a goiaba.
Ao longo do tempo as receitas foram aperfeiçoadas até chegarem as delicias que conhecemos hoje, mas o fato é cada iguaria conta um pouca da formação cultural do lugar.
Um dos principais alimentos na história de Minas foi o café. Cultivado na época do Império e da República, foi o ouro dos grandes barões e fator determinante para o cargo de presidência nos séculos XIX e XX. Presença confirmada nas cinco refeições dos mineiros, cinco justamente porque neste estado realiza-se além do almoço e jantar, o café da manhã, da tarde e o da noite.
O pretinho dificilmente é saboreado sozinho, em sua companhia também encontra-se o tradicional pão de queijo, bolos , torradas, geleias e claro o leite.
Minas também destaca-se pela produção das cachaças e dos doces variados, como a goiabada cascão e o doce de leite.
Se esse post também abriu seu apetite saboreiam uma dessas delícias e aproveite !
Fonte:http://www.revelacaoonline.uniube.br/cultura03/histcomida.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário